segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cochilo preciso....


O Guto Guedes poético, romântico, bem humorado, belo, sensível, quente, acelerado, está adormecido...

...quando vai acordar e quem irá acordá-lo nem Deus sabe.....

Frase da segunda.....

"A música é capaz de reproduzir em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria" - Ludwig Van Beethoven.

domingo, 26 de julho de 2009

Outra de mestre....

"Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade" (Shakespeare)

Frase - reflexão

Que formosa aparência tem a falsidade." (William Shakespeare)

sábado, 25 de julho de 2009

Sábado - 25 de julho de 2009

Boca Maldita, CSJ, Bar do Teru-Salão de beleza, Confi Max-Toquinho/Miúcha, Vinícius e Tom Jobim, DUBLIN'S - gata dos olhos verdes e do sorriso encantador.....temas....Lado B, Cerveja Boa, Grana bem gastada, paquera bem saturada, contato bem feito, amizade de infância relembrada....

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Blog do Juca: vale a pena....como escreve e analisa...

A Gente Merece Ser Feliz

Composição: Ivan Lins / Paulo Cesar Pinheiro

Tudo que eu fiz
Foi ouvir o que o meu peito diz: Que apesar de toda mágoa
Vale a pena toda luta Para ser feliz
Tudo que eu fiz foi seguir a mesma diretriz
Confiando e acreditando Que na vida todo mundo pode ser feliz
É preciso crer no coração Porque se não Não tem razão de se viver
E eu quero ver Nascer um tempo bom
Meu peito diz: Coração da gente é igual país
Não deu certo uma mudanca, você muda de esperança
Porque a gente merece ser feliz

Sonhos....


“Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades."


Sonho atual da minha filha com o Michael Jackson.....rsssss

domingo, 19 de julho de 2009

Tributo ao Michael Jackson - D.O.L.C.E


Ontem teve um tributo bacana na D.O.L.C.E e estava morno no começo, mas depois melhorou.Achei o DJ ótimo, colocando músicas da época das melhores danceterias de Bauru, no anos 80 e 90.

Ficamos no camarote, eu, Montoya e esposa, amigos e o querido Sinuhê.Encontrei minha amiga Vilma Borges e Miriam, que estudou música comigo na USC, em 96 (ela tirou a foto)....

Valeu a pena, apesar do espaço e público serem bem diferentes da Cervejaria dos Monges.....

Tinha que ter uma espaço pra banda.

Apesar de curtir, a notícia da morte da minha Tia Ivone de Lins, me fez ir embora bem antes do que eu queria....

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Molas aos céus!!!

" Nossas escolhas sempre nos ensinam algo, inclusive a errar .. .... e errar é fundamental para nos fortalecermos.Na maioria das vezes, porém, encaramos os enganos como empecilhos aos nossos objetivos.Quem já não se mordeu de ódio ou perdeu a esperança ao tentar alcançar uma meta ..e percebeu que tudo deu errado?Mas ao tropeçar, ao invés de blasfemar ou xingar o lugar onde caiu, procure a causa do tombo .. porque ao se fixar apenas no erro, você perde a chance de crescer.É preciso se habituar, a entender os tropeços e usa-los como uma ferramenta de aprendizado constante .... Pois algumas vezes, precisamos chegar no fundo do poço para iniciarmos o caminho de volta."

O ser humano doente

Estava pensando aqui numa atitude egóica, carente e doentia de algumas conhecidas e resolvi escrever de como as pessoas são doentes, querer chamar a atenção, voltando a ser crianças e querendo mostrar o que não são, para outras pessoas, não para sua própria auto-afirmação, amadurecimento e conquistas de amizade e vínculo amoroso.
Um tempo atrás, mais precisamente em 2007 eu gostei de uma menina que deixava no ar uma esperança tipo:"Claro que eu te quero Guto", mas com o tempo percebi que era só para aproximar uma conhecida de um conhecido.Além disso, certa vez ela me falou:"Adorei que você colocou uma foto nossa no seu álbum do Orkut, pelo menos espanta suas outras paqueras....
...como se ela quisesse exclusividade...
Esse negócio de 'parece mas não é', a camuflagem do ser humano beira à falta total de caráter, de como as pessoas distorcem um fato, usam as pessoas, invertem o jogo.Para quem vê de fora, diria....hum, ela está gostando dele como ele está dela, mas não é verdade. Do mesmo jeito que dizem que algumas mulheres ou a maioria (foda-se qualquer estatística) se veste para as outras, se preocupam se a outra vai chamar mais a atenção do paquera (e 'arma' na sua cabecinha oca o que fazer para 'comprar' o olhar do babaca), a competição "Por dentro bela viola, por dentro pão bolorento" para ter a cia do alvo e não desejado homem é uma coisa doentia, abominável.
Participei de alguns joguinhos assim, vendo duas mulheres disputarem suas vaidades, suas frustações, quando o alvo não-desejado achou que estava 'apavorando'....Tudo bem, estava no papel ridículo, instintivo, de natureza fisiológica e de total carência e auto-afirmação de satisfazer a sociedade machista e seu comportamento robótico, enquanto dois espelhos feministas se enfrentavam para saber quem era menos feia....
Num outro caso, eu recebia mensagens e depoimentos falsos, superficiais que faziam parecer lindos, verdadeiros, aos olhos de quem não conhece (inclusive no meu olhar, na lente cor-de-rosa do apaixonado, cego no começo de namoro).Algumas que pareciam fãs diziam:"A minha mensagem ou poesia foi melhor que a dela não?"
Outras, virtualmente carentes, jogadas ao limbo, diziam me achar muito interessante, mas não namoravam porque eu não teria tempo pra elas só porque dou atenção a minha filha e não daria a elas....
Mas que tipo de atenção?Aquela de príncipe encantado, 24 hs por dia, exclusividade total ou só para mostrar que é melhor namorar e falar eu te amo em 3 dias do que ficar na Internet que só faz a pessoa 'andar pra trás', emburrecer e fica mais anti social....
É complicado receber mensagens ou sms com erros grotescos de português e dar a falsa impressão de se ter cultura...
E quando é belíssima por fora, mas tem 80% de sentimentos ruins como: inveja, competição, egoísmo, insensatez, ignorância e interesse pelo dinheiro, passeinho ou por sexo casual?
Bom, pelo menos uma amiga linda me disse certa vez e admitiu que apesar de me gostar da minha beleza, cultura e bom humor, não namoraria com quem não teria carro e dinheiro para sair umas 3 vezes por semana à noite, almoçar outras 2, ir ao cinema pelo menos 1 (ou será mostrar que está namorando, mesmo não gostando e 'não querer ficar atrás'das concorrentes a titia e solitárias).....
O ser humano é doente, vai ser estudado sempre.
Eu admito alguns distúrbios e manias, mas sentimentos baixos, competitivos e dos tempos das cavernas são demais pra minha cabeça....
E você que está lendo, também faz uma coisa por interesse, para se ter algo em troca?

domingo, 12 de julho de 2009

Zarcillo Barbosa: perfeito em sua análise

Zarcillo Barbosa, na revista Atenção de junho diz: " Na cozinha ou na redação, o importante é que se trabalhe com senso de responsabilidade e com dignidade de se fazer o melhor."
Em sua análise sobre a extinção da exigência do diploma de jornalismo pelo STF, o grande jornalista de Bauru (e sem diploma, que é um mero detalhe procedimental político), diz " Os jornalistas sequer têm o direito de chorar a maionese que desandou."
Quem tem qualidade será contratado, mas o critério tem que ser minucioso, analisado sob a ótica da criatividade e não só da técnica.
Vale a pena ler!Eu o ouço todos os dias cedinho, antes de ir 'camelar'.....

RÓTULOS......

Rotulando....


Aquele útero seco que é revoltada com o mundo e odeia crianças.....
Aquela anti-social que odeia o comunicativo só porque seu mundinho é uma prisão
Aquele babaca que puxa o saco do outro babaca porque isso já dá uma sensação de bem-estar
Aquela velha que não se casou e mora com os pais que junta dinheiro para podar sua teia de aranha eterna....
Aquele canalha que chifra a mulher e depois faz uma 'fitinha' casal 20 na frente dos outros....
Aquela analfabeta que quer mostrar serviço e não consegue......
Aquele que nasceu pobre e fode com a vida dos pobres para fazer 'vingancinha'.......
Rotulem bando de filhos das putas!!!!!
A foice tá chegando!!!

O AMOR....

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.

(Mário Quintana)

sábado, 11 de julho de 2009

ORKUT e afins

Capa da Revista Veja e assunto interessantíssimo, moderno, bom e perigoso ao mesmo tempo, o Orkut, MSN e afins causam nos seus aficcionados uma falsa sensação de bem estar, quando na verdade é nossa vaidade e nosso desejo de sermos vistos, notados, 'famosos', reconhecidos, de termos atenção de alguma forma e isso é entristecedor, pois tirando o lado de 'revermos' muitas pessoas de infância escolar, e algumas poucas pessoas que viram amigos(as), o resto é acreditar em Papai Noel, ou seja, é fantasioso demais.
Falar eu te amo, com diz uma amiga minha, virou bom dia e o orkut virou a fábrica dos sonhos!
Mas num mundinho que ser verdadeiro, honesto e ter príncipios morais e éticos virou babaquice, dá pra entender esse virtualismo barato.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Expire e solte seu sentimento...

" Quando bate um vazio no peito, um vento passeando pelos nervos, a saudade circulando no sangue, o desejo bombeando no cerebelo, é hora do tempo parar e estacionarmos nossos corações e sentirmos porque vale a pena encher os pulmões de amor e nos entregarmos de corpo e alma." GUTO GUEDES - 11/07/2009 - 00:11AM

terça-feira, 7 de julho de 2009

Bendito Santo Aparelhinho nos Dentes!

De novo, lá estava ela, com 3 amigas e aquela beleza de quadro, longe de mim, mas perto das mais belas artes....de aparelhinho nos dentes, um espetáculo à parte....
....e descobri...tem nome de artista, de pintora internacional!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Poesia: Braguilha: aberta ou vazia?


A BRAGUILHA





Caco que brilha

Papo que humilha

Eu sem a pilha

Pop star sem a família

Boi sem a novilha

Puxa-saco que trilha

Pensionista sem a mobília

Cê sem o cê-dilha

Pai sem a filha

Mar sem a ilha





GUTO GUEDES

Mar de carências

A pessoa que despeja aquele mar de carência em cima de você e deseja sugar toda sua energia só porque tem frustações e como diz o Cazuza, é carente profissional.....
É duro de aguentar......sufocante, desgastante....
O amor começa com a amizade, o querer bem....

sábado, 4 de julho de 2009

Charme.....

Aquele aparelho nos dentes (provocante), o jeitinho de tímida, o silêncio do olhar, o andar mais sensual, a barriguinha à mostra e um charme irresistível ontem no SESC, num show de blues fantástico.....Inesquecível aquelas cenas.....

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sexta, 3 de julho de 2009, 06:46AM


Mudanças na rotina, no dia-a-dia, nos hábitos, nos planos, dizendo não aos encostos.

Vida nova e auto-estima renovada!!
Amigos de verdade não cobram, não fazem favores querendo algo em troca.
Novo preparo físico e mental, intelectual!!
Aí colherei os frutos perdidos.
Avante!!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Texto que mandei ao Jornal da Cidade

Fim do Diploma de Jornalismo: Contratando as exceções

Respondendo à Dona Irene Orlandi de Souza.O STF não ganhou nada, apenas abriu as portas para aquele que nunca teve espaço por não ter prática, técnica, algumas disciplinas teóricas, meteóricas que a grade curricular do curso de Jornalismo exige. O formando já sai jornalista de uma faculdade?Conhecimento se adquire em 4 anos?O que é mais importante?Técnica ou conhecimento?Um Armando Nogueira ou um recém-formado que sabe a escalação do Corinthians 2009?Na verdade, o STF, em nenhum momento, quis enfraquecer o curso de Jornalismo, que considero importantíssimo. Só que precisamos analisar as exceções, sair da imposição feita à época ditatorial, com a “dupla obrigatoriedade” (exigência de diploma específico de jornalismo e de registro no Ministério do Trabalho para o exercício regular da profissão de jornalista), fruto do Decreto-Lei 972 de 1969, de autoria da Junta Militar que governava o país..A contratação maior deverá continuar para os jornalistas formados, mas, e aqueles que têm ótimo conhecimento em determinadas áreas, não poderão escrever, fazer entrevistas?Eu jamais escreveria sobre economia, política por não ter conhecimento sobre tais temas.E não me arriscaria em outras áreas, como jornalismo investigativo, de TV, digital...O talento com a palavra, com o texto, não se adquire do nada, é nato,é um dom.Nem todos têm.A exigência do diploma é importante, mas não é tudo.Um redator publicitário não precisa ser necessariamente formado em Publicidade, pois muitas vezes é, e não tem criatividade.O jornalista formado pode escrever sobre determinado assunto apenas por ser formado em Jornalismo, mesmo sem ter conhecimento para tal?Tenho muitos amigos jornalistas formados e outros da 'velha guarda'. E tem lugar para todos no mercado, não sei o porquê desse medo. Quem tem competência segue em frente, não vai perder lugar para paraquedistas,mesmo porque isso é chamar os donos de jornais e emissoras de amadores, ingênuos. Mas, qual o problema de se ter ao lado uma pessoa apta, com conhecimento específico sobre esportes ou cultura e aprendendo a técnica no dia-a-dia? Não precisa ficar triste, Irene, pois seus amigos acadêmicos, com índole e dons para desempenhar tão bem essa função dentro de uma emissora, revista ou jornal impresso, vão ter sua chance. E, não tenho muitas profissões, a maioria são hobbies, vêm com naturalidade, fácil, fácil, e feitos com amor e com prazer, e o resultado disso foram premiações com poesias em concurso nacional, um belo curso de Direito, apresentações em eventos, bares, festas com meu dueto musical, pesquisa para livros autorizados por banda de rock nacional e ex-jogador de seleção brasileira, enfim, hobbies e não profissões. Para mim, escrever é prazeroso demais, é mais que técnica e não se adquire com exclusividade em cursos superiores de Jornalismo, pois se constitui como uma atividade intelectual, sem especificidade que exija só e tão somente o diploma para seu exercício. Sem contar que um jornalismo sem ética, direcionado como os casos de algumas revistas de'elite'(de jornalistas formados,mas sem ética),podem gerar danos e distorcer fatos, dando margem a más interpretações, como essa decisão do STF deu a algumas pessoas. O jornalismo é muito mais que isso: é amor, paixão, meio de informação, estilo próprio, honestidade, muita pesquisa, imparcialidade, objetividade, ética, conhecimento, transparência, verdade e técnica. E isso não se aprende em sala de aula. Se aprende com a vida.


Gustavo de Carvalho Guedes - GUTO GUEDES -